Equipes do Hospital São Camilo criam prontuário afetivo para atender pacientes
Os pacientes atendidos na Fundação Hospital Maternidade São Camilo, em Aracruz, têm recebido um cuidado diferenciado das equipes de assistência. A partir de agora, detalhes sobre a vida de cada pessoa e mensagens de apoio fazem parte do tratamento.
A ideia de personalizar o atendimento veio durante a pandemia, a partir da necessidade de intensificar a humanização durante as internações nas enfermarias, apartamentos, UADC e UTIs.
Sempre que um novo paciente é internado, os setores de enfermagem, nutrição e farmácia entram em ação e perguntam à família quais são as principais características daquela pessoa, qual música gosta de ouvir, se gosta de dançar, se tem um time do coração ou animal de estimação.
Essa lista é transformada em uma ficha e o “prontuário afetivo” é colocado junto ao leito. Assim, sempre que possível, os profissionais buscam um tempo para alegrar o dia dos atendidos. Além disso, cada paciente recebe suas refeições e medicações com mensagens motivacionais personalizadas e recados de carinho. A família também pode enviar cartazes e fotos, quando a condição clínica permite.
Segundo a gerente de enfermagem, Ruthmere Serafim, a ideia tem mudado o jeito de olhar os pacientes e transformado a comunidade hospitalar em uma verdadeira família. “O impacto positivo dessa iniciativa contempla pacientes e também quem atua na instituição. A rotina hospitalar fica mais leve e, consequentemente, a recuperação das pessoas é mais rápida. Amor e afeto são poderosas ferramentas de cura”, diz.