Agosto Dourado é celebrado com ações de incentivo ao aleitamento materno

Agosto Dourado é celebrado com ações de incentivo ao aleitamento materno

O Agosto Dourado foi celebrado na maternidade do Hospital São Camilo, na última semana, com uma programação especial voltada para gestantes e puérperas. Roda de conversa sobre aleitamento materno, sorteio de brindes e distribuição de materiais informativos foram as atividades desenvolvidas.

A iniciativa contou com a participação da enfermeira obstetra Getcelania Alves de Oliveira, da fonoaudióloga Kamyla Diaz e das profissionais do Instituto de Humanização em Saúde – IHS, Helen Sigesmundo, Fernanda Simonelli e Juliana Maia.

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno. A cada ano, um tema específico é trabalhado. Neste ano, o Agosto Dourado vai desenvolver o tema “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”.

Leite materno

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.