Nota Oficial

Nota Oficial

A Fundação Hospital Maternidade São Camilo – FHMSC, há 54 anos, é referência em assistência hospitalar em Aracruz e região. A instituição é filantrópica e, portanto, mantém a regularidade dos serviços de saúde, oferecidos à população, por meio de contratos firmados com a Prefeitura Municipal de Aracruz – PMA, Governo do Estado do Espírito Santo e convênios particulares, além de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas.

Por lei, entidades filantrópicas, como a FHMSC, devem manter a proporção de 60% de atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e 40% de atendimentos particulares. Porém, frequentemente, a instituição ultrapassa esta porcentagem, veiculada ao SUS, para acolher a demanda de assistência aos pacientes. Sendo assim, a fundação torna-se totalmente dependente de contratos com entes públicos.

Há anos, a FHMSC atua com valores insuficientes e com desequilíbrio financeiro, o que gera atrasos nos pagamentos dos fornecedores e equipes médicas. Entretanto, em 2021, na tentativa de minimizar o déficit mensal e possibilitar a mínima expansão dos serviços, foi firmado um novo Termo de Fomento com a PMA. Contudo, a prefeitura informa que não possui recursos para cumprir com os pagamentos.

Com o objetivo de manter a qualidade do atendimento e a boa relação com profissionais e fornecedores, a FHMSC adotará medidas de contingenciamento para estabilizar as finanças da instituição, a partir do dia 26 de junho de 2021, na impossibilidade de executar o contrato nos moldes inicialmente propostos. São elas:
• Suspensão total do atendimento de ortopedia e pediatria;
• Redução do número mensal de cirurgias eletivas;
• Fechamento da recepção exclusiva para síndrome gripal;

A FHMSC reafirma seu compromisso com a população aracruzense e esclarece que não tem medido esforços para garantir a continuidade dos serviços.

Servimos e valorizamos a vida!

Deixe um comentário