Hospital São Camilo moderniza gestão de arquivos médicos

Hospital São Camilo moderniza gestão de arquivos médicos

A Fundação Hospital Maternidade São Camilo agora conta com a empresa Iron Mountain para apoiar o setor de Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) na gestão de documentos de alto sigilo como os prontuários médicos.

A iniciativa pretende preservar as informações contidas no acervo da instituição com mais segurança e qualidade, por meio da guarda externa de arquivos hospitalares em ambiente de conservação adequado.

Além de zelar pelos dados contidos nesses documentos de importância máxima, a ação apoiará a otimização de espaços da instituição e agilizará o mapeamento, busca e triagem de prontuários. Somente, nesta semana, foram enviadas à Iron Mountain mais de 700 caixas contendo quase 1 milhão de fichas.

Segundo a arquivista do SAME, Emili Ferrari, a guarda externa vai gerar mais solidez e confiabilidade nos serviços oferecidos aos pacientes. “Teremos uma rotina de trabalho mais consistente e capaz de atender as demandas institucionais com mais rapidez e eficiência”, destaca.

Para Wellington Giacomin, terceirizar a guarda de documentos foi um processo bastante complexo e demandou a quebra de muitos paradigmas. “Foi uma jornada desafiadora até a conquista dessa vitória inédita. Contudo, ver o resultado e os benefícios nos enche de orgulho. É o São Camilo se modernizando e fortalecendo cada vez mais”, completou.