Projeto “Enfermagem Humanizada” é aplicado no Hospital São Camilo

Projeto “Enfermagem Humanizada” é aplicado no Hospital São Camilo

Os pacientes atendidos na Fundação Hospital Maternidade São Camilo agora contam com acolhimento personalizado por meio do projeto “Enfermagem Humanizada”, elaborado pela gerência da equipe assistencial com o apoio dos setores de nutrição e farmácia.

Além do prontuário afetivo e os cartazes motivacionais, iniciativas aplicadas na instituição desde abril, as pessoas internadas nas enfermarias, apartamentos, UCI e UTI começaram a receber as refeições e medicação com mensagens de afeto. Outra ação adotada pelos colaboradores é a videochamada com familiares em isolamento social ou estado mais grave.

De acordo com a gerente de enfermagem Ruthmere Serafim, todas as atividades são fundamentais para a cura dos pacientes hospitalizados e para o desenvolvimento integral dos profissionais envolvidos neste fluxos. “O paciente precisa se sentir acolhido no momento que se encontra com o corpo e o emocional fragilizados. Portanto, é fundamental que todos trabalhem com carinho e cuidado com o outro. Assim transformamos momentos difíceis em grandes trocas positivas de experiências para todos”, destaca.

Humanização na Enfermagem
O atendimento humanizado é aquele em que todos os envolvidos atuam para que o paciente tenha um tratamento digno e apropriado, sendo ouvido, respeitado, compreendido e aconselhado. Com isso, o cotidiano hospitalar humanizado demanda pleno entendimento sobre as percepções, sentimentos, expectativas, concepções e dúvidas dos indivíduos enfermos.

Por mais que outras especialidades também devam priorizar a humanização, a enfermagem merece atenção especial, já que os enfermeiros e técnicos de enfermagem são aqueles que mais têm contato direto com os pacientes.