SCIH realiza campanha para celebrar o Dia Mundial da Higiene de Mãos

SCIH realiza campanha para celebrar o Dia Mundial da Higiene de Mãos

Nesta semana, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH da Fundação Hospital Maternidade São Camilo, realizou uma campanha em comemoração ao Dia Mundial da Higiene de Mãos. A ação contou com o apoio do Centro de Vacinação de Aracruz – CVA que doou frascos de álcool em gel para contemplar os profissionais de saúde.

A iniciativa foi coordenada pela enfermeira do SCIH Rosiana Broetto Giacomin e teve o objetivo de reforçar a importância da higiene de mãos para a redução da transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e garantir a segurança dos pacientes e colaboradores.

Durante a atividade, foi utilizada a técnica com luz negra e gel fluorescente para que os participantes visualizassem, de maneira lúdica, como os resíduos de microorganismos se alojam na pele e prejudicam o desempenho dos procedimentos hospitalares.

Segundo Rosiana, a higiene de mãos é uma atitude simples que revela grandes resultados. “Esse autocuidado é fundamental para combater a disseminação de bactérias multiressistentes que levam riscos a toda sociedade”, destaca.