Pacientes do Centro de Hemodiálise de Aracruz recebem vacina contra pneumocócica

Pacientes do Centro de Hemodiálise de Aracruz recebem vacina contra pneumocócica

Na última semana, a equipe do Centro de Hemodiálise de Aracruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a imunização dos pacientes com a vacina contra pneumocócica, atingindo 100% de cobertura, e agendamento individualizado de outras imunizações de acordo com os grupos etários e outras comorbidades.

O objetivo é manter em dia a proteção dos pacientes com doença renal crônica (DRC) contra a pneumocócica, a pneumonia conhecida como a segunda infecção mais comum na população DRC, perdendo somente para infecções de corrente sanguínea.

As pessoas com DRC possuem maior morbidade e mortalidade que a população geral, com taxa de mortalidade média entre 15-20%/ano. As infecções são uma das principais complicações neste grupo de pacientes, principalmente nos que se encontram em diálise.

Atualmente, mais de 140 mil pessoas realizam diálise no país, com aumento médio de 6,4% ao ano. De acordo com os dados do último Censo Brasileiro de Diálise, em 2040 a DRC pode se tornar a 5ª maior causa de morte no mundo.

Matéria elaborada com informações de Dr. Nilo Eduardo Delboni Nunes, médico nefrologista do Centro de Hemodiálise de Aracruz.