Equipes do Hospital São Camilo criam prontuário afetivo para atender pacientes

Com foco no atendimento humanizado e com o objetivo de ampliar e potencializar as ações voltadas para a área da humanização, cuidando dos pacientes com amor e respeito

Os pacientes atendidos na Fundação Hospital Maternidade São Camilo, em Aracruz, têm recebido um cuidado diferenciado das equipes de assistência. A partir de agora, detalhes sobre a vida de cada pessoa e mensagens de apoio fazem parte do tratamento.

A ideia de personalizar o atendimento veio durante a pandemia, a partir da necessidade de intensificar a humanização durante as internações nas enfermarias, apartamentos, UADC e UTIs.

Sempre que um novo paciente é internado, os setores de enfermagem, nutrição e farmácia entram em ação e perguntam à família quais são as principais características daquela pessoa, qual música gosta de ouvir, se gosta de dançar, se tem um time do coração ou animal de estimação.

Essa lista é transformada em uma ficha e o “prontuário afetivo” é colocado junto ao leito. Assim, sempre que possível, os profissionais buscam um tempo para alegrar o dia dos atendidos. Além disso, cada paciente recebe suas refeições e medicações com mensagens motivacionais personalizadas e recados de carinho. A família também pode enviar cartazes e fotos, quando a condição clínica permite.

Segundo a gerente de enfermagem, Ruthmere Serafim, a ideia tem mudado o jeito de olhar os pacientes e transformado a comunidade hospitalar em uma verdadeira família. “O impacto positivo dessa iniciativa contempla pacientes e também quem atua na instituição. A rotina hospitalar fica mais leve e, consequentemente, a recuperação das pessoas é mais rápida. Amor e afeto são poderosas ferramentas de cura”, diz.

Deixe uma resposta