Centro de Hemodiálise celebra Setembro Amarelo com ações de integração e palestra

Centro de Hemodiálise celebra Setembro Amarelo com ações de integração e palestra

Dia 10 de setembro é o Dia de Prevenção ao Suicídio, uma data marcante da campanha Setembro Amarelo, iniciativa para a valorização da vida e saúde mental. Para conscientizar pacientes e colaboradores, o Centro de Hemodiálise de Aracruz (Unidade Branca) elaborou uma programação especial.

A psicóloga da instituição, Stephany Fioroti, com o apoio de toda equipe, realizou uma palestra informativa sobre o tema e dinâmicas com o objetivo de identificar e orientar sobre comportamentos de sofrimento, como solidão e tristeza, com o intuito de auxiliar na compreensão de estados emocionais e mostrar apoio a todos.

“Um dos principais objetivos da ação foi mostrar a importância de falar sobre as emoções, principalmente as que despertam qualquer tipo de risco a vida. Não se trata apenas de abordar o autocuidado, mas estender isso a todos a qual podemos, em algum momento, salvar seja com um abraço, atenção ou uma simples escuta”, destaca Stephany.

Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Centro de Hemodiálise
O Centro de Hemodiálise de Aracruz é o primeiro no Espírito Santo com gestão municipal, no modelo 100% SUS. O espaço é administrado por um contrato de gestão assistencial executado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo, sob a fiscalização e acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracruz. Este contrato tem por objetivo a execução e o gerenciamento das atividades e dos serviços de saúde no Centro. O atendimento é voltado para pacientes de Aracruz e moradores dos municípios vizinhos de João Neiva, Ibiraçu e Fundão.