SIPAT: primeiro dia de evento integra comunidade hospitalar

SIPAT: primeiro dia de evento integra comunidade hospitalar

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA 2021-2022, da Fundação Hospital Maternidade São Camilo, com o apoio dos setores SESMT e comunicação, realizaram o primeiro dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, com os temas “Estresse do Trabalho” e “Perfurocortantes”, nesta quarta-feira (24).

As ações aconteceram no auditório do hospital e no Centro de Hemodiálise, de Aracruz. Pela manhã, a psicóloga Evelly Pereira apresentou uma palestra sobre estresse, com foco em mindfulness (atenção plena) e a enfermeira do SCIH, Rosiana Broetto Giacomin ficou responsável pela palestra “perfurocortantes”, com foco em hemodiálise. Durante a tarde, a médica do trabalho Letícia Calmon também falou sobre “perfurocortantes”, voltado para as funções hospitalares. A CIPA ainda ofereceu um coffee break a todos os participantes e sorteio de brindes.

Além do presidente da CIPA, Adilson Zottele, membros da comissão e da técnica de segurança do trabalho, Alcilea Scopel, também estiveram presentes o gerente administrativo da instituição Clinton Mattos, o gerente de TI, Vinícius Teixeira de Sá, a coordenadora de gestão de pessoas, Gabriela Cordeiro e a coordenadora de atendimento, Angela Lecchi. O segundo dia de ações acontece, nesta quinta-feira (25).

SIPAT
SIPAT é um evento que contribui ativamente para a redução de acidentes de trabalho nas empresas e instituições. A iniciativa é uma das atribuições da CIPA, prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214.

Quem trabalha em uma empresa cuidando da saúde dos trabalhadores ou com a gestão de pessoas sabe bem como são grandes as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. É com a finalidade de integrar as equipes, agir com ações de prevenção de acidentes e conscientizar o colaborador sobre sua relevância institucional que a SIPAT ocorre.