O Hospital

Fundação Hospital Maternidade São Camilo

A Fundação Hospital Maternidade São Camilo foi criada, oficialmente, em 17 de abril de 1967, quando seu corpo de sócio-fundadores, formado por 38 pessoas, se reuniu no salão nobre do Ginásio Sauaçu para aprovar o esboço do estatuto e eleger a primeira diretoria da instituição filantrópica.

Em junho do mesmo ano, era lançada a pedra fundamental do hospital, com a presença do então arcebispo de Vitória Dom João Batista da Motta e Albuquerque, e em 1970 a instituição iniciava suas atividades a todo vapor.

Os primeiros equipamentos hospitalares vieram da Alemanha, país de origem do idealizador do hospital, Monsenhor Guilherme Schmitz, uma das principais personalidades religiosas do Espírito Santo. A primeira etapa da obra contou com o apoio do projeto alemão Misereor e em seguida, toda a sociedade aracruzense se uniu para captar recursos para ampliação e manutenção do São Camilo, por meio das famosas Feiras Distritais.

Após mais de meio século oferecendo atendimento de saúde com qualidade, eficiência e amor, atualmente a fundação conta com Pronto-Socorro 24h, para atendimento de obstetrícia (maternidade), pediatria, urgência e emergência.

Também é realizado atendimento pelo SUS, via encaminhamento da UPA, por meio de convênio ou particular para as seguintes especialidades: clínico geral, pediatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, além de serviços de diagnósticos por imagem (raio-x, ultrassonografia e tomográfica computadoriza) e laboratorial.

 

O local também dispõe de duas UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) e uma UADC (Unidade de Alta Dependência de Cuidados). É importante lembrar que o Centro de Hemodiálise também faz parte do hospital.

Com o apoio da Associação Vidas, a partir de 2022, já entrarão em funcionamento o novo Pronto-Socorro, as novas alas da Maternidade e da internação SUS, que integram a Ala Dr. Sixto Nelson Quiñonez Dias.

A evolução é em estrutura e também em gestão. O conselho curador está cada vez mais atuante nos direcionamentos estratégicos, primando por um modelo de gestão moderno e diferenciado. Treinamentos, integrações e renovação do parque tecnológico complementam esse desenvolvimento.

Seguimos no caminho de modernização e crescimento sustentável, buscando melhores condições, tanto para nossos pacientes quanto para nossos profissionais, proporcionando um ambiente mais favorável para os tratamentos e que possam atuar com motivação, carinho e criatividade.

Com olhos no futuro, as lideranças do São Camilo seguem com grandes propósitos e sempre respeitando a missão iniciada pelo fundador, Monsenhor Guilherme Schmitz, que é servir e valorizar a vida.