Dia do Idoso é celebrado com apresentação do coral Cantares e entrega de kits afetivos

Dia do Idoso é celebrado com apresentação do coral Cantares e entrega de kits afetivos

O Dia do Idoso, celebrado, nesta sexta-feira (1), foi comemorado com muita alegria pelos colaboradores da Fundação Hospital Maternidade São Camilo. Pela manhã, os pacientes internados nas enfermarias e UTI 2 receberam o coral Cantares, formado por profissionais da própria instituição, que apresentaram músicas especiais para a terceira idade. Os idosos também receberam nos quartos um kit afetivo com uma mensagem e um par de meias.

O objetivo da ação foi levar amor e afeto aos pacientes internados, além de humanizar o ambiente hospitalar com atividades que visam a ativar memórias afetivas positivas em todos os envolvidos.

A iniciativa contou com a participação dos membros do núcleo artístico do hospital, por meio do Cantares, além da Comissão de Humanização. A equipe assistencial apoiou e incentivou a colaboração de toda comunidade hospitalar.

Dia do Idoso
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.